Notícias
Miopia e presbiopia: conheça as semelhanças e diferenças entre cada uma
Você provavelmente conhece uma pessoa que usa ou já usou óculos na vida. Ou, talvez, você seja essa pessoa. Um estudo feito pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia) prevê que metade da população do mundo terá miopia até 2050.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2020 mostram que cerca de 35 milhões de brasileiros sofrem com problemas de visão. Esse número corresponde a 16% da população brasileira, e pode ser ainda maior, já que cerca de 34% da população nacional nunca teve uma consulta oftálmica.
A falta de acesso à informação e atendimento médico combinado a fatores genéticos e deficiência de hábitos saudáveis contribui para o aparecimento de patologias oculares. Dentre as mais comuns estão a miopia e a presbiopia.
Apesar da similaridade entre os nomes, a miopia e a presbiopia são problemas diferentes e saber as características de cada um é essencial para evitar o diagnóstico tardio.
Se você não sabe diferenciar cada uma dessas doenças, não se preocupe. Esse texto foi preparado especialmente para quem ainda tem dúvidas sobre este assunto, boa leitura!
O que é miopia?
A miopia é uma alteração no campo da visão que provoca dificuldade em enxergar objetos de longe, deixando a vista embaçada.
Ela é um “erro” de refração. A pessoa miópe geralmente possui o formato do globo ocular mais longo do que o normal. Dessa forma a imagem não é formada corretamente na retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes fique turva.
Não há consenso entre os especialistas com relação ao que exatamente causa essa doença. Ela é comumente associada a fatores genéticos e ao tempo excessivo diante das telas de computadores e celulares.
Quais são os principais sintomas?
Não existe uma idade certa para que os primeiros sintomas de miopia apareçam. No entanto, é fundamental ficar de olho em alguns fatores e buscar um oftalmologista no primeiro sinal do problema.
Entre os sintomas mais comuns, estão:
- Dores de cabeça frequentes;
- Sensação de visão cansada;
- Olhos lacrimejando;
- Necessidade de forçar a visão ou apertar os olhos;
- Dificuldade em enxergar objetos distantes;
- Dificuldade para assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros;
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da miopia é geralmente feito pelo oftalmologista por meio do exame de acuidade visual. Neste exame são realizados testes para verificar a capacidade do paciente em enxergar letras distantes. Este exame consegue identificar também qual é o grau de miopia.
Ele deve ser realizado anualmente, ou conforme o agravamento dos sintomas. O tratamento da miopia é feito por meio do uso de lentes de contato e óculos de grau. Quando estiver com o grau estabilizado o paciente pode conversar com o médico sobre a possibilidade de realizar a cirurgia refrativa que pode diminuir a necessidade do paciente para usar óculos.
Tipos de miopia
A alteração no olho do paciente pode ocasionar diferentes tipos de miopia. Confira abaixo os principais:
- Miopia de curvatura
É um tipo de miopia que ocorre quando a córnea ou o cristalino do olho possuem uma curva mais acentuada e diferente do comum.
- Miopia Axial
Resulta de um globo ocular mais longo. É uma doença evolutiva.
- Miopia secundária
Caracteriza-se pela degeneração ou deslocamento do cristalino. É mais comum em idosos portadores de catarata ou glaucoma.
- Miopia congênita
Está presente desde o nascimento da pessoa e tem causas genéticas.
- Miopia degenerativa
É um caso grave e raro de miopia. Pode causar cegueira.
E o que significa presbiopia?
Também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, a presbiopia é um problema de visão que atinge sobretudo adultos e idosos a partir dos 40 anos. Ela se caracteriza pela piora da visão, que ocorre naturalmente com o passar dos anos.
Se você tem mais de quarenta anos, mesmo sem usar óculos, é comum apresentar dificuldades, ainda que mínimas, em enxergar bulas de remédio ou até mesmo mensagens de celular.
Quais são os principais sinais de presbiopia?
Os sintomas da presbiopia podem agravar conforme o avanço da idade. Confira abaixo os principais:
– Dificuldade para conseguir enxergar imagens e letras pequenas;
– Visão turva ao tentar realizar leituras;
– Dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam o esforço da visão de perto;
– Precisar de mais luz quando for enxergar para perto;
– Necessidade de afastar o material para realizar a leitura;
– Desconforto constante e ardor nos olhos.
Como retardar o aparecimento da presbiopia:
O aparecimento da presbiopia com o avançar da idade é natural e muito mais comum do que se imagina. No entanto, alguns fatores podem ajudar a retardar esse processo. Confira:
- Evite realizar leitura em lugares escuros. Opte por ambientes iluminados;
- Evite formar a visão e aumente o tamanho da fonte em textos online;
- Se você passa muitas horas em frente ao computador realize pausas e pisque os olhos para reduzir o ressecamento;
- Visite o oftalmologista para consultas; e
- Não deixe de investir em monitores com recurso anti-reflexo.
Porém, alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento precoce da doença. São eles:
- O uso de medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos; e
- Comorbidades como anemia, diabetes, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla.
Miopia e Presbiopia: É a mesma coisa?
Apesar do nome parecido, miopia e presbiopia não são a mesma coisa.
A miopia é um problema natural de visão, que acontece quando o globo ocular cresce demais ou a visão se torna curva, fazendo com que a pessoa tenha dificuldades em enxergar objetos distantes. Pode acontecer em qualquer idade.
Já a presbiopia é um processo natural que provoca o envelhecimento dos olhos. À medida que ficamos mais velhos o cristalino do olho naturalmente perde a capacidade de focar em objetos e sua elasticidade. É comum a partir dos quarenta anos.
É possível ter miopia e presbiopia ao mesmo tempo?
Sim, é possível ter miopia e presbiopia ao mesmo tempo já que se tratam de patologias com causas diferentes. Nem sempre essa coexistência é percebida de primeira e o diagnóstico normalmente é feito pelo médico oftalmologista.
Se a pessoa já possui o diagnóstico de miopia e apresenta sinais de presbiopia, uma solução bastante utilizada é o uso de lentes progressivas. Elas possuem uma progressão gradual em toda a lente, que ajuda na visão tanto para longe quanto para perto.
Saiba mais sobre a Orgalent
A Orgalent é um laboratório da Essilor. Nos comprometemos a entregar o que há de melhor no mercado para o seu cliente. Por isso temos uma oferta variada de lentes para proteger e melhorar a visão dos usuários.
Estamos há mais de trinta anos oferecendo serviços de alta qualidade e ótimo custo benefício. Conheça mais sobre nossos produtos!
Se você gostou do artigo, aproveite para ler também o artigo que preparamos sobre lentes polarizadas.