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Marketing viral para óticas: como produzir conteúdos que engajam?
Não importa qual seja o segmento do seu negócio. Ter uma estratégia digital planejada e monitorada poderá alavancar as suas vendas e fazer com que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento. No mercado óptico, não é diferente.
Os posts realizados nas redes sociais da sua ótica não podem ser vistos como meras publicações, feitas por obrigação. Marketing para óticas envolve muito mais do que estar presente no digital. É preciso muito estudo, planejamento e constância para se destacar e conseguir os melhores resultados.
Quantas vezes você já se deparou com uma campanha tão bem executada que os próprios clientes se tornaram os principais divulgadores e não a rede social da marca?
Quando você consegue passar a mensagem na rede social para o seu seguidor da maneira como planejado, crescem as chances dele divulgá-la, o que contribui para a viralização do seu conteúdo?
O termo “viral” é comumente usado para referenciar conteúdos que ganham uma repercussão após serem compartilhados por muitas pessoas. São campanhas que alcançam um alto engajamento, muitas vezes de maneira inesperada e acelerada e podem ser uma “virada de chave” para o marketing da sua ótica.
Dentre as principais estratégias de marketing que promovem um alto engajamento do público, destaca- se o marketing para óticas. Como o próprio nome bem diz, se trata de um conjunto de estratégias que se relacionam com a fase que estamos vivendo no digital: o acelerado consumo e disseminação de informações. É um fenômeno que por si próprio incentiva o compartilhamento da mensagem pelos internautas, que vão além do seu público-alvo.
Além do baixo custo, o Marketing viral para óticas traz outras inúmeras vantagens para o seu estabelecimento. Porém, deve ser usado com cautela para evitar que conteúdos negativos sobre a sua ótica sejam facilmente disseminados.
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, preparamos este texto com as principais vantagens da estratégia e como aplicá-la na sua ótica. Boa leitura!
O que é marketing viral?
Todos os dias, o seu cliente é exposto a uma enorme variedade de informações. Quando você produz um conteúdo atrativo e alinhado com os objetivos da sua ótica, maiores são as chances do seu post se destacar e ser compartilhado pelo seu cliente.
Quando um conteúdo é amplamente compartilhado, ele pode garantir o engajamento até mesmo de internautas que não incluem o seu público alvo.
O Marketing Viral para óticas corresponde a um conjunto de estratégias que possui como principal característica o elevado engajamento e compartilhamento. A principal mídia utilizada é o próprio público alvo, que se torna o principal divulgador da sua ótica.
Porém, afinal de contas, é possível prever quando uma campanha irá viralizar? Não exatamente. O marketing digital pode ser uma estratégia voltada para garantir o amplo engajamento dos seguidores da sua ótica, mas também pode ser consequência de uma outra ação muito bem planejada.
Quais são as vantagens do marketing viral para óticas?
Engana-se quem pensa que não é possível produzir um conteúdo viral para óticas. Quando estudada e monitorada, essa estratégia pode trazer muitos benefícios para seu negócio. Confira abaixo:
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Visibilidade
Quando uma campanha é compartilhada mais vezes, consequentemente, mais pessoas verão o post. isso traz como consequência uma maior visibilidade dos seus produtos, fazendo com que mais internautas o conheçam. Também pode trazer como resultado melhores resultados de vendas.
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Baixo custo
Uma outra vantagem do marketing viral é que ele possui um custo inferior se comparado a outras estratégias, isso acontece porque a disseminação da informação não acontece por meio de anúncios ou influenciadores pagos, mas sim pelos seus próprios clientes. Afinal, o marketing viral tem como base a comunicação “boca-a-boca”, só que de forma virtual.
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Reforce a sua autoridade
Além da venda de óculos e lentes de qualidade, outros fatores podem influenciar na reputação da sua ótica; E um deles é a maneira como o seu negócio é visto pelo seu público nas redes sociais.
A produção de conteúdos positivamente virais pode fazer com que a sua marca se torne referência não somente para os seus clientes, mas também para a concorrência, fazendo com que seu negócio ganhe destaque e tenha a autoridade ampliada.
Como aplicar o marketing viral para óticas?
A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica para garantir que o conteúdo publicado na rede social da sua ótica viralize. No entanto, algumas medidas podem te ajudar a realizar campanhas cada vez mais compartilháveis. Confira!
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Estude o público da sua ótica
Você já sabe que é preciso conhecer os clientes da sua ótica antes de iniciar qualquer estratégia digital. No entanto, no caso do marketing viral, você precisa entender também sobre quais tendências o seu cliente está falando.
E você não deve se limitar ao conhecimento das lentes ou armações que estão na moda, mas também com os assuntos que estão em alta, como músicas ou memes, para assim identificar elementos em comum com o público e que podem ser aplicados na sua campanha.
Uma sugestão é realizar essa sondagem com os vendedores da ótica. Perguntar sobre quais assuntos estão sendo comentados pelos seus clientes.
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Ajude seu público a encontrar seu conteúdo: cuidados ao escolher o canal de comunicação
De nada adianta você produzir um texto interessante para os clientes da sua ótica se eles não conseguirem acessá-lo. Por isso, um dos cuidados que você deve ter é na hora de selecionar o canal de divulgação.
Opte por meios de divulgação gratuitos e com alto poder de compartilhamento. Uma sugestão é integrar a estratégia com o ambiente físico da sua ótica, convidando seus clientes a acessarem a publicação.
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Utilize o humor, mas com moderação
A temática humorística se faz presente em boa parte do conteúdo viral e pode ser aplicada no marketing de óticas, seja por meio de paródias, trocadilhos, memes, etc. O importante é usar a criatividade.
Porém é preciso ter bastante cuidado ao utilizar a piada, sobretudo em um mercado que envolve a saúde ocular. Piadas envolvendo cegueira ou qualquer outra patologia da visão estão descartadas, já que são ofensivas e podem fazer com que seu conteúdo viralize de maneira negativa.
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Explore as emoções: esteja próximo aos seus seguidores
Além do riso, emoções como a raiva, a compaixão e a tristeza também se fazem presentes no marketing viral. Elas ajudam a criar uma relação de intimidade com os seus clientes, fazendo com que eles se tornem mais propícios a compartilhar seu conteúdo.
Em se tratando da visão, elas podem funcionar como espécies de gatilhos e podem ser utilizadas de maneira estratégica na sua campanha. Uma sugestão é explorar de que maneira o ato de enxergar pode proporcionar essas sensações.
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Realize incentivos
Para ajudar que a sua ideia viralize, você precisa incentivar que os seguidores da sua ótica a compartilhem. Por isso, não se esqueça de colocar uma Call to Action na legenda como por exemplo: “Não deixe de compartilhar esse post com quem ama” ou “Compartilhe caso tenha se identificado”.
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Não se esqueça de monitorar
O Marketing Viral tem como principal característica a velocidade da transmissão da informação. Quando uma estratégia tem a mensagem mal interpretada pelo público, as chances de perder o controle e viralizar de maneira negativa podem prejudicar bastante a imagem da sua ótica.
Por isso, realizar um monitoramento cuidadoso é essencial para analisar se o conteúdo está sendo compartilhado de forma positiva. Caso o contrário, medidas devem ser tomadas o quanto antes.
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Passe informações reais para o seu cliente
Você pode e deve explorar as emoções para convencer o seu cliente a compartilhar o seu conteúdo. Porém, tome muito cuidado para a sua campanha não parecer apelativa e compartilhar informações que não condizem com a realidade, ainda mais se tratando de temas sérios como a saúde ocular.
Extra: esteja sempre em busca de referências, mas mantenha sua originalidade
Não é difícil encontrar campanhas que deram o que falar nas redes sociais. Você pode e deve usá-las como referência para a sua ótica. No entanto, tenha em mente que cada estabelecimento possui público e características distintas e é fundamental manter a originalidade do seu conteúdo.
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