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Guia dos óculos novos: principais queixas e como resolvê-las
Trocar de óculos é um processo essencial para todo cliente que deseja manter a saúde ocular em dia. Realizada geralmente uma vez ao ano, essa troca para um óculos novo geralmente envolve muita pesquisa, indecisão e, não menos importante, podem aparecer sintomas que causam desconforto no usuário.
Esses sintomas podem transmitir ao usuário a sensação de que o óculos novo pode estar com defeito ou com o grau incorreto. Por isso, é fundamental oferecer as recomendações corretas para evitar qualquer tipo de situação constrangedora ao seu cliente.
Vale lembrar que a troca de óculos não se restringe ao novo grau. Até mesmo pessoas que já estão com o grau estabilizado não só podem como devem substituir o objeto em casos de desgaste das lentes.
Além disso, a aplicação de tecnologias às quais o cliente não está acostumado, como filtro azul, fotossensibilidade e antirreflexo, também podem influenciar no processo de adaptação às lentes novas.
Você deseja que o seu cliente retorne à sua ótica mais vezes, não é mesmo? Para que alcance esse objetivo, é preciso oferecer um tratamento cuidadoso e diferenciado, que não pode se limitar ao momento da compra do óculos novo. Você também deve se mostrar atencioso no pós-venda, solucionando as dúvidas do seu cliente.
Para te ajudar, preparamos este texto que reúne as principais queixas do seu público com relação aos óculos novos, e como resolver estes problemas. Boa leitura!
Antes de tudo… Quando adquirir óculos novos?
Alguns consumidores ainda possuem dúvidas com relação a quando trocar os óculos. Confira abaixo as principais orientações:
1.Consulta anual com o oftalmologista e ajustes no grau
É recomendado visitar o oftalmologista ao menos uma vez ao ano. A consulta com esse profissional é essencial não somente para ajustar o grau e fazer com que a pessoa enxergue melhor, mas também para avaliar e prevenir o surgimento de doenças como o glaucoma e a catarata.
Além disso, é fundamental ficar atento ao aparecimento dos sintomas abaixo, pois eles também podem indicar a urgência em trocar o grau.
- Dores de cabeça frequentes
- Necessidade de aproximar os olhos ou apertá-los para realizar a leitura;
- Sensação de cansaço na vista.
2.Lentes riscadas ou muito danificadas
Até mesmo quem já possui um grau estável pode precisar trocar os óculos. isso acontece porque as lentes podem sofrer um desgaste natural por causa do uso constante.
Lentes desgastadas são extremamente prejudiciais à saúde da visão. Além da possibilidade de aumentarem o grau, elas também causam sintomas como aumento de dor de cabeça e cansaço ocular.
3.Utilização de novas tecnologias
É fato que o mercado óptico tem se atualizado cada vez mais em busca de tecnologias que ofereçam maior conforto ocular para o usuário. E esse pode ser o motivo que faça o cliente optar por um óculos novo: seguir tendências que proporcionam vantagens para ele.
Um exemplo é o caso das lentes com o filtro azul. Com o avanço da tecnologia, o tempo de exposição a telas de computadores e smartphones aumentou. Por conta disso, foram desenvolvidas lentes que filtram a radiação ultravioleta, emitida por esses dispositivos, e promovem o conforto de quem utiliza esses dispositivos com frequência.
EXTRA: PROCURE O SEU CLIENTE
É fundamental alimentar o relacionamento com o seu cliente para garantir o sucesso das vendas. Por isso, busque maneiras de comunicá-los com relação aos lançamentos na sua loja, promoções ou até mesmo notificar de que já faz um ano desde a última vez que ele visitou a sua ótica.
Se você deseja se aprofundar no assunto, confira o texto que preparamos sobre fidelização de clientes.
Por que é comum sentir incômodo com os óculos novos?
Sentir incômodo ao trocar de óculos não é, em um primeiro momento, preocupante, isso acontece porque seus olhos estão passando por um processo de adaptação onde terão de desaprender antigas estratégias que utilizavam para fazer com que você enxergasse naturalmente.
Mais comuns com o primeiro óculos ou após uma mudança severa no grau, esses sintomas desaparecem cerca de 7 a 15 dias após a troca. Caso persistam ou se tornem intoleráveis, é recomendado procurar um oftalmologista.
Além disso, a adoção de alguns hábitos pode facilitar esse processo.
O que pode causar dor de cabeça?
Alguns fatores podem influenciar diretamente nesses sintomas, como tensão muscular, armações ajustadas de forma incorreta, múltiplas funções de lente e até mesmo prescrição incorreta.
Além da dor de cabeça, sintomas como tontura e enjoo também são comuns. Isso acontece porque as lentes ajudam na nitidez dos objetos, que os olhos não estão acostumados.
A mesma situação também pode ser percebida no caso das pessoas que possuem alto grau de miopia e optam por lentes de baixo índice de refração, o que, além de ser desconfortável, contribui para o aspecto de fundo de garrafa.
Como se adaptar melhor aos óculos novos
Para garantir que o cliente tenha a melhor adaptação ao óculos novo, é essencial passar algumas recomendações para ele. São elas:
1.Use os óculos o tempo inteiro
Não é porque os óculos causam desconforto que eles não devem ser utilizados. Por isso, é importante explicar ao seu cliente que a persistência é fundamental para superar esse estranhamento.
Retornar ao óculos antigo prejudica o tempo de adaptação e pode intensificar os sintomas.
2.Mantenha as lentes sempre limpas
Utilizar os óculos com as lentes sujas traz malefícios para a visão, ainda mais se tratando de modelos novos.
Por isso, é importante explicar ao seu cliente como realizar a higienização correta do objeto, utilizando sempre água corrente e detergente neutro.
3.Evite a exposição frequente a computadores e celulares
O uso intenso de computadores e smartphones pode intensificar os sintomas da adaptação. Sendo assim, explique ao cliente da sua ótica que esses aparelhos emitem uma radiação que é bastante prejudicial aos olhos e devem ser evitados sobretudo neste período de adaptação.
4.Indique que o cliente retorne para o oftalmologista para mostrar os óculos
Essa atitude parece um retrabalho, mas é fundamental para que o especialista avalie se a posição das lentes e o grau estão corretos.
5.Mantenha os olhos dentro da cobertura ocular
Para aliviar a tontura, causada pelo acelerado foco da visão, uma dica é movimentar a cabeça e os ombros ao olhar para cima ou para os lados, evitando que os olhos saiam da área de cobertura dos óculos novos.
6.Atenção à DNP e à DP
A DNP corresponde à distância entre a pupila e o centro do nariz. Já a DP mede a distância entre as duas pupilas.
Dessa forma, a posição com a qual os óculos são utilizados influencia no conforto. Eles devem ser alinhados de maneira que não caiam, no tamanho adequado para o rosto do usuário.
OBS: idosos e lentes progressivas
Os idosos precisam ter cuidados redobrados durante o processo de adaptação aos óculos novos já que, por causa do avanço na idade, estão mais propensos a sofrer com quedas.
As lentes mais indicadas para pessoas nessa faixa etária são as lentes progressivas, que são capazes de realizar a alteração do grau progressivamente.
Porém, essa alteração no grau, caso aconteça de maneira brusca, pode causar tontura. Por isso, não deixe de recomendar ao seu cliente as lentes progressivas personalizadas que são feitas de acordo com a necessidade e hábitos de cada cliente.
Caso você deseje se aprofundar mais sobre a temática, não deixe de ler o texto que preparamos sobre as lentes mais recomendadas para idosos.
Não conseguiu se adaptar à lente? O que deve ser feito?
Se passados mais de duas semanas e os sintomas persistirem, é um sinal de que é necessário retornar ao oftalmologista para realizar ajustes no grau ou receber novas adaptações quanto à confecção da lente.
Porém, é válido lembrar que caso o grau for correto, as lentes forem adequadas e a montagem de qualidade, este procedimento possui baixas chances de ocorrer.
Saiba mais sobre a Orgalent
A Orgalent é um laboratório óptico do grupo EssilorLuxxotica. Nos comprometemos a entregar o que há de melhor no mercado para o seu cliente. Por isso, temos uma oferta variada de lentes reconhecidas no mercado para proteger e melhorar a visão dos usuários.
Estamos há mais de trinta anos oferecendo serviços de alta qualidade e ótimo custo benefício para a sua ótica, com tecnologias que são aplicadas em laboratórios dos Estados Unidos e da Europa. Conheça mais sobre nossos produtos!
Se você gostou do texto, não deixe de ler o post que fizemos sobre Fotofobia: saiba como os óculos da sua ótica podem ajudar seu cliente
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