Notícias

Redes sociais e Óticas: Descubra como se aproximar de seus clientes através da Internet

Você já deve ter ouvido aquela frase “Quem não é visto, não é lembrado”. Ela, além de muito conhecida, também é muito verdadeira. E vale, com certeza, para os empreendimentos que querem fortalecer o seu nome nos meios online e offline – ou seja, na famosa “vida real”. 

Embora ainda seja comum pensar que esse nicho não necessite de tanto investimento em propaganda, a realidade é que as estratégias de marketing para óticas trazem resultados consistentes para as empresas. Afinal, existe muita concorrência – nos meios físicos e virtuais – e diferentes públicos. 

De acordo com o CEO da Amazon, Jeff Bezos, existem poucas coisas que não podem ser vendidas pela internet. E há uma grande demanda para a compra de óculos, seja por motivos de estética ou saúde.

Saber utilizar a internet a favor da empresa é um diferencial para se destacar entre os concorrentes. Afinal, antes de efetuar qualquer compra, o consumidor faz uma extensa pesquisa nas redes sociais e, ainda que a compra não seja efetivada no online, as informações que ele vai encontrar sobre a sua loja poderão influenciar em compras futuras. 

Hoje, mais de 100 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Em 2021, o celular era o principal dispositivo de acesso à internet em casa, sendo utilizado em 99,5% dos domicílios com acesso à grande rede.

Nesse contexto, além de potencializar o alcance das informações, a web se tornou indispensável para as ópticas que desejam estreitar o relacionamento com o seu público e aumentar suas vendas.

O primeiro passo é sempre o mais importante

Se você já compreendeu a importância de estar ativo no mundo digital, mas ainda está receoso em começar ou então não sabe muito bem o que fazer, calma! Antes de tudo, entenda a importância da web para o seu negócio e como ela pode ser uma grande parceira no aumento de suas vendas.

Separamos cinco dicas que podem te ajudar a estreitar laços com seu público.

Vamos lá!

1.Esteja nas redes sociais

Esse talvez seja o conselho mais óbvio de todos: estar online nas redes sociais vai aproximar a sua empresa do seu público. Mas não precisa estar em todas elas: faça um estudo de qual rede social o seu cliente está mais ativo e como você vai conseguir se comunicar melhor com ele. 

O Instagram e Facebook são, com certeza, as mais famosas, mas o TikTok vem chamando a atenção das empresas e dos consumidores, principalmente pelo formato diferenciado de produzir conteúdo. Caso você deseje expandir o seu mercado, apostar no LinkedIn também é uma boa. 

O ideal é produzir conteúdos interativos, com publicações divertidas ou educacionais. Isso vai gerar engajamento em seu perfil e aumentar o seu número de seguidores. E não esqueça: o segredo das redes sociais é a frequência! Ter um calendário de postagens é essencial. 

Saiba mais sobre o assunto lendo nosso artigo sobre Marketing Viral: como planejar conteúdos que engajam?

2.Nada de respostas robotizadas: seja humano

O diálogo com seus seguidores é um ponto muito importante nas redes sociais. Então, aposte em uma linguagem mais próxima de seu público, buscando fidelizar seus clientes e captar novos.

Esse contato é ótimo para ter feedbacks sobre sua óptica e também aprimorar os serviços oferecidos. Aproveite!

3.Invista em um site otimizado 

De acordo com pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital, 93% dos brasileiros realizam pesquisas online no Google antes de realizar alguma compra. E é justamente por isso que o seu site precisa estar preparado para receber essa visita.

Através de um site otimizado, o seu cliente chega a sua óptica de maneira mais rápida e encontra seus produtos devidamente catalogados e organizados. 

É muito importante pensar, também, na experiência do usuário (UX), pois é um dos grandes rankeadores do Google. Certifique-se que seu site funciona bem em computadores e celulares para que seu cliente se sinta confortável ao visitá-lo. 

4.Bom atendimento online é essencial 

Já falamos sobre o atendimento humanizado nas redes sociais, mas o atendimento online – como no WhatsApp – merece uma atenção especial. 

Ao receber um contato de cliente, não seja invasivo, rude ou deixe-o esperando muito tempo. Se aquele for o primeiro contato dele com a sua óptica, essa pode ser uma experiência negativa e que vai afetar todo o restante da relação comercial. 

Também é importante não encher o cliente de mensagens – o famoso spam. Divulgar materiais específicos, como promoções, descontos ou modelos que você sabe que serão do interesse do cliente pode ser algo positivo, mas não são enviados todos os dias. 

5.Seja autoridade em seu nicho

A sua empresa ganha destaque se disponibilizar conteúdos de valor nas redes sociais. Dessa forma, ela se transforma em uma autoridade não somente para os consumidores, mas também para os concorrentes, que passam a enxergar a óptica como um modelo a ser seguido.

Se seu site possui um espaço para blogs ou notícias, link as postagens com o Instagram e divulgue nos stories e feed. Dessa forma, você vai gerar tráfego orgânico para o site e levar mais pessoas a conhecer seus produtos e serviços.

Mantenha seus concorrentes sob vigilância

É isso mesmo. A internet é o lugar ideal para ficar de olho na concorrência e aprender com os erros e acertos deles. O benchmarking é muito importante para qualquer empresa e as ópticas não ficam atrás. 

Mas nada de ficar comparando as ações e estratégias. Esse é o momento certo para ter insights que podem mudar o percurso da sua empresa. Foque em ações diferentes e na constância das ações digitais. Também é importante separar uma verba específica para ações de marketing digital.

Conheça a Orgalent: um laboratório comprometido com a tecnologia e inovação

Há mais de 32 anos no mercado, a Orgalent é comprometida em melhorar a vida das pessoas através da visão. O laboratório óptico, o maior da América Latina, apresenta excelência em surfaçagem de lentes de grau e tratamentos anti reflexos, que podem transformar a vida do seu cliente e a realidade da sua ótica, trazendo o reconhecimento que a sua empresa busca.

A Orgalent é uma empresa 100% pertencente ao  Grupo Essilor, líder mundial em lentes oftálmicas. Possui as melhores tecnologias do mercado, que também são usadas nos laboratórios europeus e americanos.

Confira abaixo algumas das marcas que estão presentes em seu portfólio:

  • Varilux
  • Lentes Kodak
  • Transitions
  • Xperia
  • Crizal
  • Brasilor
  • Oxford
  • Eos
  • Paragon
  • E muito mais!

Entre em contato e conheça mais sobre seus produtos e serviços!

Se interessou pelo conteúdo? O texto que preparamos sobre Marketing para óticas: como usar o reels de forma estratégica? pode ser útil para você.